Dr Jesse Marcilon Kodacki

Rua Senador Pompeu, 1034, 2º andar - Centro
Fortaleza, Ceará - Brasil
(85) 3099-1115
(85) 8638-9500
(85) 9901-2856
jessekodacki@hotmail.com

Dente do siso

29.07.2014 00:00

DENTE SISO (terceiro molar)

 Por volta dos 18 anos, um adulto possui cerca de 32 dentes. Dezesseis superiores e dezesseis inferiores, cada dente com um nome e função específica. Os dentes anteriores (incisivos, caninos e pré-molares), servem para segurar e cortar os alimentos em pedaços menores. Os posteriores (molares), para triturar e deixar os alimentos em tamanho e consistência ideal para engolir.

Na maioria dos casos a boca só comporta 28 dentes. A tentativa de se encaixar 32 dentes no espaço de 28, pode ser bastante dolorosa. Esses quatro últimos dentes a nascer, são os terceiros molares, também chamados de dente do siso.

 Por que tenho que remover meu dente do siso? 

Quando os dentes do siso conseguem se alinhar e possuem gengiva saudáveis e espaço adequado, não há necessidade de removê-los. No entanto, não é o que geralmente ocorre. A sua remoção é necessária quando ele fica impedido de erupcionar corretamente por falta de espaço. Pode estar em posição errada, parcialmente saindo na gengiva, ou, permanecer preso abaixo do osso e gengiva podendo estar em diversas posições nesses casos.

Os dentes mal posicionados ou impactados (preso abaixo do osso ou gengiva), podem causar muitos problemas. 

Quando parcialmente eruptados a parte do dente coberta por gengiva pode causar acúmulo de bactérias e restos de alimento causando dor, inchaço e outras doenças. 

Pode afetar os dentes vizinhos causando cárie e perda óssea no local, pode causar dificuldades para a movimentação ortodôntica.

 O maior problema é quando existe a presença de cistos e tumores relacionados ao dente do siso resultando em grandes perdas ósseas e outras sequelas. A remoção precoce dos dentes do siso é recomendada para se evitar futuros problemas, minimizar os riscos do procedimento e diminuir as complicações pós-operatórias. 

 

 

Pré-operatório 

Com um exame clínico e radiografias, é possível verificar a posição do dente do siso e avaliar a necessidade de sua remoção. Bem como, prever se pode ocorrer algum problema futuro.

Toda cirurgia é planejada para proporcionar o maior conforto possível para o paciente.

O procedimento geralmente é realizado com anestesia local, podendo ser selecionada a técnica anestésica  mais adequada para cada caso. O procedimento de remoção do dente do siso pode ser também realizado com sedação, ou até mesmo com anestesia geral. Tudo discutido e explicado ao paciente previamente sobre os riscos e alternativas antes do procedimento. 

Todos os procedimentos são realizados dentro de ambiente controlado, com toda a segurança e monitoramento com excelentes equipamentos e uma equipe experiente para dar todo o suporte necessário ao paciente desde a consulta inicial até seu pós-operatório.

 

 

Dr. Jesse Marcilon Kodacki                                                 

CRO 6392 CE

Especialista em Cirurgia Buco maxilo facial